Montagem de móveis: faça você mesmo

Montagem de móveis: faça você mesmo

A cultura do “faça você mesmo”, muito comum nos Estados Unidos, vem chegando aos poucos ao nosso país, mas quando o assunto é a montagem de móveis, a maioria ainda prefere terceirizar a atividade.

Muitas pessoas optam por comprar o mobiliário para casas e escritórios em lojas que tenham uma equipe de montagem. Normalmente, o valor desse serviço já está embutido no preço de móveis sob medida.

Mesmo aqueles que compram pela Internet ou em lojas que não contam com esse tipo de serviço têm a opção de contratar profissionais para montar móveis já que nem todo mundo tem tempo e habilidade necessários para realizar esta tarefa.

Entretanto, quem quer economizar ou se aventurar em uma atividade diferente para descansar um pouco a mente pode até querer montar os móveis de casa sem a ajuda de um montador. Se este é o seu caso, vamos te dar uma forcinha.

Afinal, já estamos há muitos anos no mercado de mobiliário corporativo e podemos compartilhar nossa experiência com você. Confira essas 5 dicas para montar móveis em casa ou no escritório.

5 dicas para montar móveis sem ajuda profissional

1. Leia o manual de instruções

Sabe aquele folhetinho que sempre vem nas caixas de eletrodomésticos e você joga fora sem ler uma linha sequer? Sim, o manual de instruções pode te ajudar, e muito, na hora de montar móveis.

Antes de começar a montagem, verifique se todas as peças citadas no manual realmente vieram junto com o móvel que você comprou. Depois, basta seguir cuidadosamente todas as instruções, passo a passo.

Só tem uma coisa que não está no manual e é muito importante: muita calma nessa hora. É preciso ter paciência e atenção a cada detalhe para montar seus móveis da forma correta sem danificá-lo logo de cara.

2. Organize as peças e verifique se consegue montar o móvel sozinho

Depois de ler o manual e conferir as peças, você já consegue ter uma noção do trabalho que vai ter. É importante saber se dá para fazer a montagem sozinho ou se vai precisar de ajuda.

Quando for separar as peças, tome cuidado para deixá-las na ordem em que serão usadas, conforme manual de montagem.

3. Reserve tempo para montar os móveis

Tudo vai depender do tipo de mobiliário e da quantidade de móveis que você tiver para montar, mas se você nunca fez isso, vale a pena se planejar para terminar a montagem no mesmo dia.

O tempo necessário para montar determinado móvel pode ser indicado pelo fabricante, mas lembre-se de considerar que você não é um profissional. Por isso, é bom considerar sempre algumas horas além do previsto para fazer a atividade.

4. Separe as ferramentas e os acessórios

Enquanto lê o manual, já verifique de quais ferramentas você vai precisar para a montagem dos móveis. Com tudo à mão, você poupa tempo e facilita seu trabalho.

Dependendo do tipo de móvel, lembre-se de forrar o chão para evitar que ocorra qualquer dano ao piso e certifique-se de que o mobiliário cabe no espaço reservado para a montagem.

5. Monte os móveis no lugar certo

Se você vai montar um armário que vai ficar na cozinha, por exemplo, o ideal é que você já faça a montagem no local em que ele vai ficar. Alguns móveis são pesados e grandes demais para ser transportados, mesmo que seja dentro de casa ou do escritório.

Dicas de ouro para montar móveis sem estresse

Preste muita atenção ao encaixar as peças, pois desencaixá-las pode ser muito mais difícil. Todo cuidado é pouco ao apertar os parafusos. Se puder usar uma parafusadeira, melhor ainda.

Verifique se todas as peças foram utilizadas. Não pode sobrar nada. Esse é um bom indicativo para você saber se a montagem foi feita da maneira certa.

Na hora de posicionar o móvel, conte com a ajuda de familiares e amigos para observar a uma certa distância. Depois é só guardar o manual e o certificado de garantia para qualquer eventualidade.

E se mesmo seguindo as nossas dicas, você achar que esta não é a sua praia, da próxima vez, faça sua compra em uma loja de móveis com montagem e garanta sua tranquilidade.

E aí? Vai aderir ao “faça você mesmo” e montar os móveis da sua casa? Conte para nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *