Homologação de fornecedores em franquias para garantir qualidade

Homologação de fornecedores em franquias para garantir qualidade

Um dos grandes desafios das franquias é manter o padrão de qualidade, independentemente da loja que os consumidores frequentem. Dentro deste cenário a homologação de fornecedores é essencial para que isso aconteça.

Esse aspecto é fundamental para o sucesso da operação, uma vez que os clientes esperam receber o mesmo atendimento e qualidade dos produtos e serviços aos quais já estão acostumados.

Portanto, a padronização é fundamental para que a empresa e seus produtos sejam reconhecidos em todas as lojas franqueadas da rede.

Para que esta uniformização seja possível, os fornecedores devem atender a requisitos básicos para manter a identificação da marca.

Nesse post vamos tratar da homologação de fornecedores em franquias para garantir a qualidade e constância dos processos. Continue lendo e confira!

O que é homologação de fornecedores

A homologação de fornecedores é um processo que tem por objetivo estabelecer os requisitos básicos necessários para que determinada empresa possa utilizar uma marca, ofertando os seus produtos e serviços.

Para isso, a empresa precisa se adequar a algumas exigências, tais como:

  • nível de qualidade,
  • padronização,
  • continuidade de fornecimento,
  • eficiência no atendimento e entrega,
  • garantia de preços padronizados,
  • atendimento a legislação.

Como se observa, é necessário o cumprimento de diversos quesitos, que devem constar em contrato, estabelecendo as obrigações de cada uma das partes envolvidas e as regras com relação ao fornecimento dos produtos e serviços para as lojas franqueadas.

Resultados obtidos na homologação de fornecedores

A homologação de fornecedores minimiza o aparecimento de diversos problemas, uma vez que os envolvidos priorizam o atendimento àqueles que possuem contrato firmado. Este acordo estabelece as regras e penalidades para as obrigações que não forem atendidas. 

Com isso, o franqueado passa a receber uma atenção diferenciada por parte do fornecedor.

Outro ponto essencial para a saúde do negócio, é a manutenção do mesmo padrão de apresentação dos produtos e serviços estabelecidos pela proprietária da marca. 

Com a homologação, estabelece-se garantia, qualificação e confiança no abastecimento das franquias, dentro das normas exigidas.

Como avaliar e homologar fornecedores?

Muito além do contrato estabelecido, deve-se buscar construir um relacionamento com os fornecedores de parceria e trabalho conjunto.

Para isso, é importante que sejam observados, além da capacidade técnica, outros pontos fundamentais para o sucesso da operação, como, por exemplo:

  • histórico e experiência do fornecedor,
  • qualidade dos produtos e serviços oferecidos,
  • competitividade dos preços,
  • situação financeira do empresário,
  • logística de atendimento às lojas franqueadas.

Muito mais do que bons produtos e serviços, o fornecedor, precisa corresponder a essa série de quesitos, para que o relacionamento comercial atenda as necessidades do franqueador, das franquias e consequentemente dos consumidores.

No quesito mobiliário, é importante que os estabelecimentos franqueados obedeçam a um mesmo padrão visual, possibilitando um reconhecimento em relação ao ambiente por parte dos clientes.

Para isso, é fundamental a busca de fornecedores que atendam a todas as exigências pontuadas nesse post e que estejam comprometidos com a satisfação dos clientes.

A homologação de fornecedores é fundamental para o sucesso do seu negócio. Para isso, conte com a Interactive Displays, uma empresa especializada no atendimento de franquias em todo o Brasil. Acesse nosso site e conheça nossas soluções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *