Dicas para apresentar um projeto arquitetônico

Dicas para apresentar um projeto arquitetônico

Muitos profissionais da área possuem dificuldades em apresentar um projeto arquitetônico.

Isso ocorre normalmente, em função de alguns pontos que passam despercebidos ou são esquecidos e que podem comprometer o fechamento do negócio.

A apresentação do projeto é vital para ganhar a confiança do cliente e se não for realizada dentro de um planejamento compreensível, todo o trabalho pode ter sido em vão.

É importante que seja criado um roteiro onde as dúvidas sejam esclarecidas e as informações estejam claras e de fácil entendimento.

Diante disso, vamos trazer dicas essenciais para que você possa apresentar um projeto arquitetônico com tranquilidade e qualidade, favorecendo o fechamento de bons negócios para o seu empreendimento. Continue lendo nosso post e confira!

Como apresentar um projeto arquitetônico

Para apresentar um projeto arquitetônico é necessário um planejamento para que os resultados estabelecidos possam ser alcançados.

O primeiro passo é saber qual será o tempo disponível para a apresentação. 

Não ultrapasse o período de uma hora, para não tornar o evento cansativo, no entanto, se o prazo estipulado for menor que esse, é importante que todos os assuntos sejam abordados dentro do horário estabelecido.

A apresentação deve ser dividida em fases, e dentro de uma sequência lógica, como, por exemplo:

Apresentação técnica

Aproveite os recursos visuais para valorizar sua apresentação, portanto, um data show é uma excelente ferramenta para a projeção dos slides, especialmente para os detalhamentos técnicos.

Apresentar um projeto arquitetônico utilizando recursos visuais facilita o entendimento e serve como apoio para possíveis correções ou mudanças, mas não se estenda muito, uma apresentação longa acaba ficando cansativa.

Você pode entregar uma cópia da apresentação técnica a cada um dos participantes da reunião, mas a condução deve seguir os slides, onde é fundamental constar:

  • as necessidades do cliente,
  • os conceitos e métodos que serão utilizados no projeto,
  • fotos de projetos similares já entregues,
  • apresentação das plantas e preferencialmente maquetes e esboços.

Os três primeiros itens deverão ser apresentados rapidamente, uma vez que o último item é o que demandará mais tempo em função das dúvidas.

Esteja pronto para questionamentos, argumentações, objeções e disposto a fazer as adaptações necessárias.

Negócios e históricos dos seus trabalhos

Vencida a primeira etapa, onde todas as dúvidas foram identificadas e sanadas, é importante que os próximos slides apresentem dados sobre o seu negócio e seus projetos.

Aqui é a oportunidade de você mostrar que realizou trabalhos para empresas importantes, contando rapidamente alguns casos interessantes e curiosos, criando um clima agradável e “vendendo” profissionalismo e competência.

Proposta comercial

Nesse ponto, você estará apresentando a proposta comercial, onde precisar destacar:

  • cronograma,
  • necessidades,
  • valores,
  • condições de pagamento,
  • garantias.

Só entregue a proposta em papel após terminar a apresentação dos slides, para evitar conversas paralelas e falta de foco durante sua explicação.

Ao final da proposta em papel, você deve acrescentar uma página extra com o aceite do cliente, uma vez que o negócio poderá ser fechado no término da apresentação.

Terminada esta etapa é hora de ouvir os clientes e solicitar um feedback a respeito do projeto. Esteja atento às observações e procure resolver as objeções e problemas que possam ser levantados pelos participantes.

Caso algum assunto necessite de uma análise impossível de ser realizada no momento, encaminhe o mais rápido possível as respostas aos questionamentos realizados em um documento a ser anexado a apresentação.

Você precisa transmitir competência e firmeza, destacando sua capacidade e sensibilidade em atender aquilo que o cliente deseja.

Não deixe de mencionar os produtos que serão utilizados, sua procedência e a qualidade dos fornecedores que estarão envolvidos no projeto.

Agora que você já sabe como apresentar um projeto arquitetônico, conte com a Interactive Displays Mobiliário Comercial e Corporativo para encontrar as melhores opções em móveis, de acordo com a realidade de seus clientes. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *