Ambientes pequenos: como aproveitar melhor o espaço

Ambientes pequenos: como aproveitar melhor o espaço

Aproveitar melhor o espaço em ambientes pequenos é um dos grandes desafios na hora de planejar o mobiliário corporativo em empresas, escritórios, lojas e estabelecimentos comerciais.

A otimização dos espaços é fundamental para proporcionar a melhor experiência para os clientes e garantir o bem-estar, a comodidade e a ergonomia para os funcionários.

Afinal, o ambiente de trabalho tem influência direta na produtividade dos colaboradores e na experiência de compra dos clientes.

E quando o espaço é pequeno, é preciso tomar cuidado para não transformar o local de trabalho em um ambiente pesado e pouco confortável para os funcionários.

É possível aproveitar melhor o espaço em ambientes pequenos?

A resposta é sim, e você vai ver que nem é tão difícil quanto parece. O segredo é prestar atenção nessas 6 dicas simples para otimizar espaços pequenos. Vamos a elas!

1. Definir as áreas indispensáveis ao funcionamento do negócio

Se a empresa, loja ou escritório ainda não está funcionando, o primeiro passo é pensar em quais áreas serão necessárias para o tipo de negócio em questão.

Vale lembrar que é sempre bom deixar um espaço reservado para equipamentos, arquivos, estoque, produtos de higiene e limpeza, além de áreas como recepção, espera, reunião, alimentação, impressão, banheiros, depósito, treinamento entre outras.

2. Verificar a quantidade de funcionários e suas respectivas atividades

A quantidade de funcionários e o tipo de atividade que eles desempenham devem ser levadas em conta para escolher o mobiliário corporativo mais adequado.

Isso é fundamental para definir que tipo de mesa é mais funcional, se é necessário usar biombos, salas fechadas, número de armários etc.

Uma boa opção de mobiliário para escritórios pequenos, por exemplo, é compartilhar móveis, fazer estantes pequenas e armários embutidos para organizar objetos e documentos.

3. Conhecer a finalidade dos ambientes

Para otimizar a utilização e evitar o desperdício de espaço, é importante saber a finalidade de cada ambiente para planejar móveis corporativos sob medida, já fabricados para aproveitar cada centímetro quadrado.

Uma dica interessante é usar o mesmo espaço com finalidades diferentes. A recepção pode ser também sala de espera, a sala de reunião pode ser usada para treinamento, entre outras.

Quando o espaço é pequeno, o importante é não deixar salas ociosas.

4. Investir na sensação de amplitude

Uma boa estratégia para dar uma sensação de amplitude aos ambientes pequenos é usar cores claras nas paredes, divisórias de vidro ou acrílico e abusar da iluminação natural.

Espelhos também fazem com que espaços pequenos pareçam mais amplos e são muito utilizados em lojas, cafeterias, escritórios e outros.

5. Caprichar na organização

Quanto menor o ambiente, mais organizado e menos poluído ele deve ser. Portanto, é bom tomar cuidado com vasos de plantas, quadros e outros objetos de decoração.

Além disso, a disposição dos móveis no ambiente é essencial para permitir a livre circulação de pessoas e oferecer as melhores condições de trabalho aos funcionários.

6. Usar móveis corporativos planejados para ambientes pequenos

Tudo bem que nosso negócio é fazer móveis planejados para ambientes corporativos, mas garantimos que esta é a melhor opção.

Usar mobiliário corporativo planejado, optando por portas de correr, gavetas com puxadores embutidos, mesa compartilhada é a melhor solução para espaços pequenos.

Isso porque eles já são fabricados com as medidas corretas e funcionalidades adequadas exatamente para garantir o máximo aproveitamento dos ambientes.

A importância de reavaliar o ambiente corporativo

Além de tudo isso que dissemos, é fundamental fazer uma reavaliação do ambiente a cada 3 ou 5 anos mais ou menos, para contar sempre com o que há de melhor no mercado em termos de sustentabilidade, ergonomia e conforto para clientes e funcionários.

Uma das palavras da moda é reinvenção. Que tal reinventar seu ambiente de trabalho para otimizar a utilização dos espaços pequenos?

Quer saber mais como você pode aproveitar melhor seu espaço usando móveis corporativos planejados? Deixe uma pergunta nos comentários que ficaremos felizes em responder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *