A importância da ergonomia no trabalho

A importância da ergonomia no trabalho

A ergonomia, muito além de ser um luxo ou um benefício oferecido ao colaborador, é uma necessidade que melhora a produtividade e proporciona bons resultados nos trabalhos realizados.

As doenças ocupacionais são reconhecidas e afetam diretamente o cotidiano das empresas, uma vez que a falta de um colaborador nas atividades diárias compromete o bom andamento dos processos e da organização do negócio.

Essas faltas ocorrem em função de problemas que acabam afetando a capacidade produtiva do colaborador, que precisa se afastar para sua recuperação.

Isso acontece com frequência em decorrência do ambiente de trabalho, onde são percebidos:

  • problemas de iluminação,
  • má ventilação,
  • ruídos e barulhos contínuos,
  • máquinas quebradas,
  • mobiliário inadequado.

Essas situações, que podem não parecer relevantes em uma primeira visão, causam prejuízos e problemas às empresas que não dão a devida atenção a elas.

Neste post apresentamos a importância da ergonomia no trabalho e o que deve ser feito para manter uma equipe satisfeita e saudável. Continue lendo e saiba mais!

O que é ergonomia?

Ergonomia é o estudo de um ambiente de trabalho que possibilita a organização e interação entre o homem, local, máquinas, equipamentos e mobiliários, possibilitando conforto ao trabalhador e evitando doenças ocupacionais.

A preocupação com esse assunto remonta o ano de 1700, quando o médico italiano Bernardino Ramazzini publicou um livro que relatava os riscos de trabalhadores que ficavam expostos ao manusear produtos químicos, metais e poeira.

No entanto, somente no ano de 1959 é que foi fundada a Associação Internacional de Ergonomia. A partir daí, o assunto passou a ganhar força e a ser avaliado e valorizado por empresas, sociedade e governo.

A ergonomia nos escritórios

Nos escritórios, a ergonomia precisa ser priorizada, uma vez que colaboradores passam 8 horas desenvolvendo seus trabalhos em um único ambiente, podendo ter problemas como a LER – Lesão por Esforço Repetitivo.

Essa doença, que atinge milhares de trabalhadores, ocorre em função das tarefas repetitivas que possibilitam o desenvolvimento de doenças, como:

  • bursite,
  • dedo em gatilho,
  • síndrome do túnel do carpo,
  • tendinite.

Outro sério problema está na utilização de móveis que criam dificuldades ao colaborador e acabam ocasionando lesões em diferentes partes do corpo.

Para isso, o mobiliário precisa atender às características do trabalhador, como cadeiras que se adaptam à curvatura da coluna e mesas que possam ser reguladas em sua altura ou feitas sob medida para atender às necessidades de quem irá utilizá-la.

Os armários precisam ser de fácil acesso, e objetos pesados não devem ser guardados nas prateleiras mais altas.

A ergonomia nas lojas

O problema se repete para os trabalhadores de lojas, portanto a ergonomia também precisa ser verificada no mobiliário desses ambientes.

Os armários e prateleiras precisam ficar ao alcance dos atendentes, móveis utilizados para dobrar roupas e organizar produtos precisam ter a altura adequada para quem trabalha em pé.

O caixa precisa que a mobília seja adequada, com espaço suficiente para todos os equipamentos instalados e confortável para que a operação não cause dores e desconfortos ao operador.

A ergonomia do trabalho evita que funcionários fiquem doentes e tenham que se ausentar para tratamentos, o que acaba acarretando prejuízos para a empresa, pois essa terá que:

  • substituir o funcionário,
  • pagar o colaborador que está em atestado médico,
  • treinar o substituto,
  • reposicionar o funcionário quando voltar do tratamento.

Investir em móveis ergonômicos evita todas essas contrariedades e torna o ambiente de trabalho mais confortável para todos os envolvidos.

Além disso, ganha-se no aumento da produtividade e na satisfação do colaborador, pois ele se sente prestigiado e valorizado pela empresa.

Agora que você já conhece mais sobre a importância da ergonomia, mas não sabe onde buscar por móveis de qualidade e bons preços, contate a Interactive Displays, uma empresa especializada no assunto que poderá ajudá-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *